sexta-feira, 12 de abril de 2013

A caminhada de Ícaro...

Aqueles que acompanham meu blog, já puderam ler as evoluções do meu aluno que tem Síndrome de Asperger. Eu contei a ele que escrevia sobre as evoluções dele no meu blog, mas que não colocava o nome para preservar sua intimidade. mas ele me veio com essa: "pode colocar sim, eu quero ser famoso :) ." Então pedi a autorização da mãe dele para colocar seu nome no blog. Em breve colocarei uma foto dele praticando Yoga.
Algumas  das características da Síndrome de Asperger são:  dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não vêem há muito tempo, comportamentos estereotipados. 

Por isso cada passo que Ícaro dá , superando essas características é para mim uma alegria muito grande. Em outubro ele deu um grande passo , você pode acompanhar a história lendo  aqui no blog o post de outubro intitulado : 

Um quase abraço...uma grande comemoração.


E  uns 20 dias atrás ao terminar a aula de Yoga, ele deu mais um grande passo nessa caminhada... abraçou todos seus colegas de prática, um a um,e assim vem fazendo sucessivamente em todas as aulas que participa. Ainda é um quase abraço, mas aos poucos acredito que ele vai abraçar por completo, fechando o círculo dos braços. É interessante, que para ele a dificuldade em formar círculos é imensa. Ele não compreende como é fazer movimentos circulares, seja com a cabeça, mãos, pés ou qualquer outra parte do corpo. 

Hoje em dia já estabelecemos uma relação de parceria muito grande...eu já não mais preciso dizer o nome dele durante a aula quando  fica ausente em seu mundo, basta  que eu olhe diretamente nos seus olhos, levante um pouco a minha sobrancelha e de um sorriso, que ele já entende que esta disperso e precisa aterrar, e rapidinho ele volta a fazer o ásana( postura do yoga).

E assim , nós vamos caminhando juntos....Uma troca de experiências que só alegra meus dias.


2 comentários:

  1. Que maravilha, minha amiga!
    Parabéns!
    Não é qualquer pessoa que se dedica c/ tanto carinho a outro assim.
    Que Deus lhe fortaleça mais e sempre p/ continuar firme nesse caminho!
    Muito orgulhosa de vc, viu?
    Bjaum!

    ResponderExcluir
  2. É linda mesmo a história dele...Ele antes entrava direto na sala, hj já espera e nos cumprimenta...Como professora, penso que perceber os progressos de um aluno não tem preço! Nos deixa orgulhosas e nos dá ânimo para acompanhar, persistir e acreditar nas pessoas!

    ResponderExcluir