sábado, 20 de outubro de 2012

Um quase abraço...uma grande comemoração

Exatamente  3 meses atrás comecei a dar aula a um adolescente com Autismo de  Asperger(Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o individuo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não vêem há muito tempo, comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.)
 A mãe dele é minha aluna de Yoga há muitos anos, e  ele sempre quis  fazer uma aula. Aí combinamos que faríamos aula- eu , ela e ele.
As aulas acontecem 2 vezes por semana e duram em média 30 minutos.
Segundo sua mãe, ele nunca ficou tanto tempo realizando uma atividade. Há dias em que ele está bem disperso, há outros em que ele no meio das posturas já começa a dizer Namastê, Namastê- aí eu já sei, nesse dia a aula termina mais cedo.
Nunca  nesses 3 meses ele veio para a aula de mal humor, sempre tem um sorriso, e quando gosta de algum ásana em especial ele pede pra repetir sempre :)
Como ele quer ser astrônomo, as aulas sempre começam com a imaginação de uma "chuva de luz cósmica azul"  caindo sobre o corpo dele, e isso o faz ficar bem concentrado naquele momento, e ele nomeou alguns ásanas como: viagem no universo, estrela, lua :)
Cada aula que faço com ele é um aprendizado para mim.
Nas práticas com os outros alunos, sempre terminamos com um abraço no final, todos se abraçam antes de sair da sala.
Eu contei isso a ele e disse que nós nos abraçaríamos somente quando ele quisesse.
Durante todos esses meses, o abraço dele em mim era apenas um toque de ombro a ombro.
Aí nesse última 5ª feira , ao terminar a aula ele virou e disse: agora vem o abraço.
Se aproximou de mim e deu um quase abraço, seus braços chegaram a tocar minhas costas, foi bem rápido , mas de uma emoção muito grande.
A mãe ficou emocionada com a atitude dele e eu tb. Fizemos a maior festa, e eu disse que aquele tinha sido o abraço mais gostoso que eu recebi nos últimos tempos. E realmente foi.
Realmente essas aulas me acrescentam a cada dia e são super ESPECIAIS! 
Obrigada!

Meses se passaram e ele nas últimas aulas em que veio antes de passar no vestibular já abraçava todos seus colegas de aula :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário